28 de outubro: O Dia do Servidor Público

E começamos à quarta-feira em clima de comemoração para o servidor público!

No dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público, funcionário que é arte fundamental para a história do país.

O papel executado pelos servidores públicos do País é de extrema importância, pois a sua missão é trabalhar pela população cuidando do bem público.

Este dia homenageia e celebra aquele profissional que se dedica e trabalha nas mais diversas áreas do Poder Público servindo à toda população, seja em hospitais, escolas, escritórios e outros órgãos pertencentes ao poder público.

 

Origem do Dia do Servidor Público

O Conselho Federal do Serviço Público Civil foi o grande responsável pela origem do Dia do Servidor Público, homenagearam a formação das leis que cuidam dos direitos e deveres dos funcionários públicos  conforme o Decreto da Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O dia do servidor, entretanto, não é considerado um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo.

A fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil foi o motivo para o Conselho criar à data, em grande parte dos estados brasileiros o Dia do servidor é facultativo para quem atua na área.

A função do servidor público é dívida em quatro funcionalidades:

  • Municipal: Prefeitura de uma Cidade;
  • Estadual:  Governo de um Estado;
  • Federal: Pertencem à União;
  •  Distrital: Pertencem ao Distrito Federal.

Em seu dia a dia suas atividades são feitas no anonimato, onde o profissional dedica o seu tempo de forma fundamental para as funções da máquina estatal, para que o bem maior protegido pelo Estado seja sempre alcançado: à vida!

 

Carreira profissional

Desde sua criação o setor público é um dos campos mais desejados para a construção de uma carreira profissional.

Isso porque, o funcionário público tem benefícios que tornam esta área de atuação muito atrativa, especialmente, por sua estabilidade financeira.

Além disso, o que atrai os profissionais é a segurança ao ingressar e a permanência no mercado de trabalho.

Para tornar essa carreira real o concurso é um meio que possibilita a conquista de um posto de trabalho para jovens que não possuem experiência profissional e aqueles que querem mudar o foco e/ou não conseguem se reinserirem no mercado de trabalho.

Como ingressar?

Para torna-se um servidor público, a melhor maneira de ingressar na carreira é através do concurso público.

Para isso, o candidato deverá realizar cursos e passar por provas para poder ser aprovado no processo seletivo em todas as fases pré-definidas pelo próprio edital.

Dessa maneira, o candidato conseguirá tornar um servidor público, sendo seu cargo por tempo indeterminado.

Vale ressaltar que o concurso é uma forma imparcial para a seleção de candidatos, dessa maneira oferece a mesma chance para que todos, sem exceção, consigam.

Esta área fornece também diversas vantagens como maior salário inicial, possibilidade de promoção profissional e outros direitos exclusivos do ofício.

Veja suas vantagens:

  • Estabilidade: Diferente da iniciativa privada, que a qualquer instante ou por qualquer motivo você pode ser demitido, na instituição pública após o período de estágio probatório, tem a segurança da vaga garantida.

Lembrando que, isso vai depender de cada cargo, há vagas que já na contratação possui o tempo previsto no contrato, por isso, é sempre bom ler o contrato e edital.

  • Remuneração: O salário para o servidor público é um dos mais atraentes, pois comparando com a iniciativa privada, ele oferece salários melhores para o mesmo cargo.

Existem alguns cargos que só exige nível médio, e que a remuneração pode chegar a 10 mil reais mensais, o que dificilmente acontece em empresas.

  • Não é necessário ter experiência: Os concursos direcionados para pessoas de nível médio, que também podem participar pessoas que possuem nível superior, não exigem experiências anteriores.

Isso também é o que diferencia o setor público da iniciativa privada, pois abre portas para jovens que estão em busca de um novo emprego, e até para os mais velhos que estão em busca de uma nova oportunidade.

  • Conforto e bem-estar: Em regra, a carga horária dos funcionários públicos é fixa, que desde o edital já está confirmado, quase nunca fazem hora extra, ao contrário de quem trabalha para empresas.
  • Avanço profissional: Usufruem de sistemas promocionais de cargos, salários e desenvolvimento por tempo de trabalho.

Na maioria dos órgãos públicos, vigoram processos para avaliar a competência do servidor, esse seria o critério para ter evolução profissional.

Agora que já sabemos tudo sobre os benefícios de um servidor público, não há mais desculpas para não estudar e concorrer a uma vaga, não é mesmo?!

Por fim, desejamos felicidades aos funcionários públicos, que com muita garra conquistaram o seu lugar em um meio tão concorrido, servindo à população em diversas áreas em nosso cotidiano.

 

Parabéns aos profissionais.

 

Fonte: Redação CPJUR

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar