A origem do feriado ‘Dia do Trabalho’

No dia de hoje, comemora-se o ‘Dia do Trabalho’ ou ‘Dia do Trabalhador’.

Está ocasião é lembrada não só para nós brasileiro, mas também é feriado nacional em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, e em outras nações.

O feriado serve para empresas e trabalhadores lembrarem que as legislações, normas e outras regras existem e que é essencial que sejam cumpridas.

Além disso, a data presta homenagem aos trabalhadores que sofreram antigamente pela falta dos direitos trabalhistas, que também lutaram pelos direitos e benefícios para que hoje nós possamos ter um trabalho digno.

História

No século XIX os trabalhadores não tinham a audácia de buscar condições melhores em seus empregos, ainda que fosse esgotante era o modo que conseguiam dinheiro na época.

Isso mudou em 1886, em Chicago, os empregados foram para as ruas e reivindicaram por seus direitos, fazendo manifestações para que a jornada de trabalho fosse reduzida (de 13 horas para 8 horas), no mesmo dia houve uma greve geral nos Estados Unidos.

O confronto ficou conhecido como ‘Revolta de Haymarket’.

Em 1889, houve uma manifestação anual em Paris, também para reivindicar as horas trabalhadas, foi marcada no dia 1º de Maio, para homenagear as lutas sindicais que aconteceram em Chicago.

O Senado francês, em 23 de abril de 1919, adotou as medidas para alterar o horário de trabalho, que passou a ser de 8 horas.

Também declarou o dia 1º de Maio como feriado nacional, o que, alguns anos depois, serviu de exemplo para outras nações que também considerarão o feriado dedicado aos trabalhadores.

O ‘Dia Do Trabalho’ no Canadá e nos Estados Unidos, comemora-se na primeira segunda-feira do mês de setembro, nomeado de ‘Labour Day’.

No Brasil

O feriado passou a ser válido apenas em 1925, quando o então presidente Arthur Bernardes, assinou um decreto oficializando o “Dia do Trabalhador”.

Com o Decreto-Lei nº 5.452, foi criada a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), instituída pelo governo de Getúlio Vargas em 1º de Maio de 1943.

No período em que Vargas governava, acontecia grandes manifestações com desfiles e muita música, as vezes aproveitavam a oportunidade para anunciar novas leis de trabalho.

Países Socialistas  

Antigamente, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e em países que possuem a orientação socialista, nesta data costumavam festejar no dia 1º de maio, do calendário civil, esse era o dia mais bem celebrado.

Realizavam festivais, desfiles e feiras industriais, onde a figura principal era o trabalhador.

Fonte: Calendarr Brasil

 

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar